domingo, 3 de março de 2013

Saint Patrick's Day


Saint Patrick's Day, ou Dia de São Patrício em português, é uma festa tradicional comemorada dia 17 de março em países como Irlanda, Estados Unidos e Canadá. Tem se tornando cada vez mais popular no Brasil, sobretudo nos pubs irlandeses espalhados pelo país. Por ser uma tradição que se desenvolveu nos moldes que conhecemos hoje ao longo do século XIX, resolvemos abordar o assunto aqui!

As Origens

Pouco se sabe sobre a vida de São Patrício (St. Patrick em inglês, ou Padraig no irlandês tradicional), apesar de ser notório seu nascimento na Bretanha Romana no século IV, em uma rica familia Romano-Bretã. Seu pai e avô foram diáconos na Igreja. Aos dezesseis anos, ele foi raptado e levado para a Irlanda como um escravo, onde passou seis anos e aprendeu muito sobre a religião celta e os druidas. De acordo com sua confissão, Deus lhe disse, em sonhos, para fugir de seu cativeiro para o litoral, onde ele iria embarcar em um navio e voltar para a Bretanha. Ao retornar entrou para o mosteiro de Ésir, em Auxerre na Gália.

Em 432, alegou ter recebido um chamado para regressar a Irlanda, porém como bispo, para a evangelização dos irlandeses. Alguns  foram convertidos de bom grado e se tornaram seus discípulos, mas outros não foram facilmente convencidos da nova fé. Para facilitar a conversão do povo ao cristianismo, Patrício  recontava as historias das escrituras com figuras e conceitos tradicionais da Irlanda. Ele explicou a Santíssima Trindade, usando trevos de três folhas. E depois de algum tempo (e vários milagres) a maior parte da ilha estava convertida, e Patrick morreu velho e venerado no dia 17 de março de 461. Ficou conhecido por ter expulsado as "cobras" da Irlanda, embora saiba-se que provavelmente não existissem serpentes na ilha!

No século XIX

Antes da era moderna o dia de São Patrício não foi um grande negócio. Na verdade, a única coisa de especial sobre esse dia era o fato da Igreja dispensar os fiéis do jejum da quaresma para que eles pudessem ter uma festa adequada. Aconteciam procissões, mas eram de natureza religiosa e normalmente, levavam os fiéis em oração até a  igreja. Apenas em 1903 o Dia de São Patrício se tornou um feriado oficial na Irlanda.

Os irlandeses se espalharam pelo mundo, e São Patrício também! As comemorações em sua homenagem nasceram da necessidade de solidariedade, resgate cultural e para relembrar as raízes irlandesas, mas sem qualquer propósito espiritual. Algumas das primeiras grandes celebrações do dia de São Patrício  ocorreram em grandes cidades norte americanas em meados do século XIX organizadas por organizações comunitárias irlandesas e por veteranos da Guerra Civil como uma forma de confraternizarem, e a esta altura  já não possuíam nenhum aspecto religioso envolvido.
As procissões religiosas tornaram-se desfiles, as famosas paradas do dia de São Patrício. O que era uma tradição irlandesa cristã tornou-se uma festa aberta e generalizada entre não irlandeses, onde a cada ano são consumidos milhares de litros de cerveja!

Curiosidades:

O trevo de três folhas: São Patrício usou o trevo para ensinar os irlandeses pagãos sobre a Santíssima Trindade do cristianismo, por isso tem sido o símbolo de fé irlandesa por séculos.

Cor verde: O azul era originalmente a cor de São Patrício, mas foi o verde do trevo que pegou como cor oficial do feriado. Verde também é uma das cores da bandeira irlandesa, então há também um sentimento de nacionalismo e orgulho cultural ligado a ele. No século XVII, fitas verdes e rosetas passaram a ser usadas para marcar esse dia.

A expulsão das cobras da Irlanda: Trata-se provavelmente de uma alegoria, aludindo ao fato de São Patrício ter limpado a Irlanda dos pagãos. É verdade, que a Irlanda não possui uma população de cobras, mas isso é porque na última Idade do Gelo a ilha esteve muito fria para estes répteis.

O Leprechaun: Originalmente era um duende travesso e rancoroso que apareceria em um casaco vermelho ou verde e pregava peças, como roubar leite das vacas ou quebrar espelhos. Eles também poderiam consertar sapatos, se fossem apaziguados.

Fontes:
-http://the-cup-that-cheers.blogspot.com.br/2011/03/early-st-patricks-day-traditions.html
-http://thesteamerstrunk.blogspot.com.br/2011/03/ff-in-search-of-steampunk-st-patricks.html
-http://en.wikipedia.org/wiki/Saint_Patrick%27s_Day

Nenhum comentário:

Postar um comentário