terça-feira, 9 de outubro de 2012

Halloween à Moda Vitoriana



As Origens do Halloween*

As origens do Dia das Bruxas remontam há mais de 2.000 anos, e estão relacionadas ao antigo festival celta do Samhain (pronuncia-se Sow-in). Os celtas comemoravam seu ano novo em 1º de novembro,  dia em que a última colheita do ano era realizada, e se iniciavam os meses frios e escuros do inverno. Acreditava-se que na noite anterior ao ano novo, os mundos dos vivos e dos mortos se tornavam um só. Então na noite de 31 de outubro, as almas dos mortos retornavam à terra podendo causar problemas e danificar as preciosas plantações. Centenas de anos atrás, os invernos eram longos e os dias escuros e assustadores. Era sempre incerto, se os alimentos durariam durante o longo inverno, por esse motivo garantir uma boa colheita era importante.

A celebração era marcada por fogueiras sagradas, as pessoas deixavam o calor de suas lareiras no início do dia e se reuniam para oferecer parte da colheita e dos animais para as divindades celtas. Usavam trajes especiais, geralmente cabeças de animais e peles, era comum a pratica da leitura da sorte. Ao fim das festividades, pequenas tochas eram levadas para as casas, e os fogos das lareiras cerimoniosamente refeitos enquanto a fogueira sagrada se extinguia.

Por volta do ano 800, o cristianismo se espalhou pelo território celta. A igreja incorporou significados cristãos aos antigos costumes. O primeiro de novembro foi designado AllSaints' Day (Dia de Todos os Santos), um momento para homenagear santos e mártires católicos. A celebração foi também chamada de All-hallows ou All-hallowmas[1]e a noite anterior, o Samhain, passou a ser chamado de All-hallowsEve (Véspera de Todos os Santos) e, eventualmente Halloween. Mais tarde, a igreja designou o 02 de novembro como sendo o “Dia de Finados”, um dia para homenagear os mortos. Foi comemorado de forma bem semelhante ao Samhain, com grandes fogueiras, desfiles e pessoas se vestindo com trajes de santos, anjos e demônios. Por fim as três celebrações, AllSaints’ Eve (Véspera Todos os Santos), AllSaints' Day (Dia de Todos os Santos), eAllSouls'Night (Noite de todas as Almas), passaram a ser chamadas conjuntamente de Hallowmas.

A tradição do trick-or-treating (doces ou travessuras) veio das antigas tradições inglesas promovidas nos desfiles do Dia de Finados. Durante as comemorações os pobres saiam para pedir comida, e ganhavam bolos chamados "bolos de alma" em troca de sua promessa de orar por parentes mortos da família. A distribuição dos bolos de alma foi incentivada pela igreja como forma de substituir a antiga prática de deixar comida e vinho para os espíritos que passavam. A prática era chamada goinga-souling e acabou adotada por crianças que visitavam as casas da vizinhança para ganhar cerveja, comida e dinheiro. Às vezes, o Halloween era chamado de NutcrackNight ou SnapAppleNight, porque as famílias se reuniram diante do fogo para contar histórias sobre seus parentes falecidos, e comer nozes e maçãs.

O costume de vestir-se com trajes de Halloween tem raízes européias e celtas. No Halloween, quando acreditava-se que os fantasmas caminhavam sobre a terra, as pessoas temiam encontrá-los caso saíssem de suas casas. Para evitar serem reconhecidos pelos fantasmas errantes, as pessoas usavam máscaras quando saíam depois do anoitecer, assim poderiam ser confundidas com espíritos. Além disso, para manter tais espíritos longe de suas casas, tigelas de comida eram deixadas do lado de fora das portas, na tentativa de apaziguar os fantasmas e impedi-los de entrar.

O Dia das Bruxas Vitoriano

As primeiras celebrações do período vitoriano incluíam jogos e eventos públicos realizados para celebrar a colheita, onde os vizinhos partilhavam histórias dos mortos, faziam leitura da sorte, dançavam e cantavam. Essas festas de Halloween também contavam com a narração de histórias de fantasmas e pregação de peças de todos os tipos.

No final de 1800, houve um movimento nos EUA para transformar o Dia das Bruxas em um feriado mais ligado a comunidade e a confraternização na vizinhança. Na virada do século XX, as festas de Halloween para crianças e adultos se tornaram a forma predileta de comemorar o feriado nos EUA. No entanto, os pais eram encorajados pelos jornais e líderes comunitários a não levar nada "assustador" ou "grotesco" para as comemorações. Em função desses esforços, o Halloween perdeu a maioria de seus tons supersticiosos e religiosos até o início do século XX. As festas se focaram em jogos[2] mais brandos, nos alimentos da estação e nos trajes festivos. Porém, alguns resquícios dos antigos costumes persistiram, uma vez que sempre houveram as gincanas onde meninos e meninas podiam brincar de esconder no escuro. E, claro, a leitura da sorte e os jogos para adivinhar o seu “verdadeiro amor”continuaram populares.

É possível perceber que no Brasil, a maioria dessas tradições estão  associadas aos festejos de São João e as festas juninas. Isso ocorreu provavelmente em função dos ciclos das estações no hemisfério sul, serem invertidos em relação ao hemisfério norte. Os colonizadores[3] que cultivavam tais costumes ao chegarem ao Brasil adaptaram o calendário da colheita ao ciclo local, embora as datas comemorativas religiosas da Igreja Católica não tenham se alterado[4]. Apenas recentemente com o advento da globalização e a crescente influencia da cultura e dos valores norte americanos na nossa sociedade, as festas de Halloween se popularizaram no Brasil.

El Día de los Muertos ainda é uma tradição fortíssima no México (país que apesar de latino, se encontra geograficamente no hemisfério norte), é também uma grande festa popular e religiosa. No entanto, no Brasil a comemoração em outubro se desvinculou do seu sentido primordial relacionado ao Samhain, pois neste período estamos em plena primavera. Para as comemorações  religiosas ligadas as crenças pagãs e wiccanas é usual a data de 1º de maio, que no hemisfério sul equivale ao mesmo momento do ciclo das estações que o 1º de novembro no hemisfério norte.

Junte os amigos, as mascaras de animais, prepare os jogos e os Jack O' Lanterns (as famosas abóboras decoradas) e divirta-se com um Halloween à moda vitoriana!


* Adaptado do texto originalmente publicado em http://www.thecompletevictorian.com/halloween.html por Jaqueline Oliveira.

[1] Do Inglês Médio Alholowmesse, que significa Dia de Todos os Santos.
[2] Pin The Tail On The Donkey, Blind Man's Bluff, Bobbing for Apples , correspondentes aos nossos Rabo de Burro, Cabra-cega e o jogo de pegar a Maçã na Tina, este ultimo muito popular nas festas juninas .
[3] Os celtas  estão entre os antepassados dos portugueses e galegos.
[4] No Brasil o  Dia de Todos os Santos é  comemorado em 1º de novembro e o Dia de Finados 2 novembro.

Um comentário: