sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Moda e Modernidade na Belle Époque carioca



Dica de leitura sobre belle époque no Brasil! Um lançamento nacional que merece a atenção daqueles que se interessam por moda histórica. A obra no entanto, não se detém a questão do vestuário,  para além das vestimentas a autora Rosane Feijão aborda assuntos como etiqueta, decoração e comportamento, temas que relacionados ao contexto, refletem a postura da sociedade carioca do início do século XX. Pode ser adquirido aqui.

Resumo
Na primeira década do século XX, uma grande reforma urbana pretendeu modernizar o Rio de Janeiro tomando Paris como modelo. Civilização e modernidade eram idéias centrais que, naquele momento, guiavam tanto as transformações de vestuário como as mudanças no espaço físico da cidade. Tais conceitos eram veiculados pela imprensa escrita não apenas em grandes editorias, mas também em artigos sobre moda, colunas sociais e anúncios publicitários. Ao mesmo tempo metrópole e balneário, a cidade passou a exibir um estilo de vida próprio que, mesmo profundamente influenciada por padrões europeus, já podia ser considerado como tipicamente carioca.

Sobre a autora
Rosane Feijão é mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio. Graduada em Arquitetura pela Universidade de Brasília, tornou-se professora de História da Moda após concluir os cursos de Design de Moda na Universidade Cândido Mendes e de Figurinista de Teatro organizado pela Prefeitura de Paris. Atualmente desenvolve pesquisa sobre moda na Belle Époque carioca como bolsista do Setor de História da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário