sábado, 11 de outubro de 2014

Dresscode - Monte seu Traje!

Olá, pessoal!

Enquanto estamos acertando alguns detalhes sobre o próximo evento, vamos falar sobre o ponto que sempre gera dúvida nos encontros: o dresscode.

Para o Picnic deste ano, o dresscode é gótico vitoriano, gótico adaptado e gothic lolita. Veja abaixo sugestões para cada um, principalmente para quem precisa economizar tempo ou dinheiro, mas quer muito participar do encontro - nós também queremos muito que todos vocês participem!

Gótico vitoriano
O gótico esteve presente em mais de um momento no século XIX mas, como mencionamos em outra postagem, no fim do século voltou com tanta força que até hoje fazemos referência a ele. Você pode copiar algum traje da época - inspirar-se nos trajes de luto ou vestidos de baile - e aplicar características mais obscuras.

Clique para ampliar!
É possível remeter a outras tendências da era vitoriana e misturar com elementos do gótico. Se você mesmo for fazer sua roupa, aqui tem alguns links úteis: neste tem o molde de uma saia de 1895; é possível também fazer uma saia godê longa e adaptar - aqui tem uma explicação sobre os tipos de godê e como fazer o molde.

Os homens podem se inspirar no estilo dândi, ou apostar em acessórios para tornar um terno contemporâneo mais esteticamente adequado - utilizando, por exemplo, cartolas e bengalas. As roupas do Gentleman's Emporium podem dar muitas ideias bacanas.

Outra ideia é se inspirar nos figurinos do filme "Drácula de Bram Stoker", que são uma releitura muito bonita da indumentária do fim do século.

Gótico adaptado
Você é gótico, mas não tem certeza sobre o que usar para o dresscode vitoriano? Então vamos lá! Alguns elementos comuns no armário da maioria dos góticos podem compor juntos um visual bem vitoriano: camisas, coletes, calças sociais, saias longas, sapatos boneca, chapéus, corpetes, espartilhos... O truque é saber combinar as peças - por exemplo, as moças usando luvas, corpete e saias longas, que podem ser armadas com saias de tule, e os rapazes combinando calça social, colete e chapéu, o resultado é completamente diferente de usar aquela camiseta de banda com calça de brim preta e coturno.
Neste link tem um tutorial para fazer uma mini-cartola em papel, que pode ser adaptado para fazer uma cartola customizada para o evento. No blog Diários Anacrônicos também tem outras sugestões interessantes para os meninos.

Gothic lolita
As lolitas que desejarem utilizar o estilo gosurori provavelmente já tem as mais diversas referências deste estilo, mas aqui vai uma imagem para ilustrar. ^^

Para quem não conhece muito bem, deixo a dica de um post do Reino de Morango.

Outras ideias
Acessórios e cabelos muitas vezes fazem toda a diferença na hora de adaptar as roupas, e são muito mais acessíveis do que fazer um traje específico para o encontro. Algumas coisas são mais fáceis de encontrar em lojas de fantasia - mas opte pelas coisas que tenham MENOS cara de fantasia, senão pode arruinar sua proposta. Nos próximos posts falaremos mais detalhadamente sobre estes itens, acompanhem!

INSCREVA-SE PARA O PICNIC AQUI!

Ainda tem dúvidas? Deixe suas perguntas nos comentários, vamos tentar ajudar da melhor maneira possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário